Aqui vc encontra dicas que podem ajudar nas suas aventuras, para que você possa minimizar os riscos através do conhecimento.

1 – Rio um dos maiores centros urbanos de escalada do mundo.

Você sabia que a cidade do Rio de Janeiro é um dos maiores centros urbano de escalada em rocha do mundo, devido à variedade de estilos de escalada e o fácil acesso as áreas da prática do esporte. Somente no bairro da Urca temos 365 vias de escalada, nas áreas que abrangem Morro da Babilônia, da Urca e Pão de Açúcar (Fonte: Guia de escaladas da Urca), toda a zona sul da cidade com 283 escaladas em Morros, Falésias  e as ilhas costeiras do litoral carioca (Fonte: Guia de Escaladas da Zona Sul).

Sem contar com os maciços rochosos do Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual de Três Picos e Parque Nacional de Itatiaia, repletos de belas montanhas e magníficas escaladas. Você vai estar investindo em diversão pra vida inteira e com a oportunidade de chegar em locais maravilhosos onde só quem escala pode ir, aproveitando ao máximo todo potencial citado a cima.

2 – Escalada é eleita como a 3ª prática desportiva mais saudável do mundo.

Forbes publicou uma lista com os esportes mais saudáveis do mundo. Para a elaboração da lista a revista consultou diversos especialistas (treinadores, personal trainers, competidores e fisiologistas do exercício) a fim de obter um maior nível de confiabilidade. A escolha para comparação dos esportes baseou-se em 4 componentes de aptidão física, onde cada entrevistado designou uma pontuação numa escala de 1-5, onde 5 seria “excelente” e 1 “nada especial”, em 5 diferentes tópicos:

Interessante notar que, de acordo com a lista, a escalada em rocha fica à frente de esportes tradicionais – como natação, ciclismo e corrida o que traz à escalada a medalha de bronze no quesito “esporte saudável”. Outro ponto importante foi o risco de lesão ser considerado “moderado” pelos especialistas.

  • Resistência cardiorrespiratória: 1
  • Força muscular: 5
  • Resistência muscular: 4
  • Flexibilidade: 5
  • Gasto calórico em 30 min (475 kcal): 5
  • Risco de lesões: 2

(Fonte: https://trueclimbing.com/2017/03/23/escalada-um-dos-esportes-mais-saudaveis-do-mundo/)
OBS: não se levou em conta o acesso até as vias de escalada.

 

3 – Escalada para Idosos: é saudável?

De acordo com o estudo do ACSM (colégio americano de medicina esportiva), o processo de envelhecimento torna-se mais acentuado após os 40 anos, e para reduzirmos seus efeitos um programa de atividades físicas que inclua a combinação de exercícios aeróbios, de flexibilidade e de FORÇA/POTÊNCIA seria mais efetivo que praticar somente uma modalidade aeróbia (geralmente caminhada) (ACSM, 2009). Essa combinação reduziria os efeitos do processo de envelhecimento sobre o sistema cardiorrespiratório e músculo esquelético.(Fonte: https://trueclimbing.com/2017/04/18/escalada-para-idosos-e-saudavel/)

4 – Qual a Melhor Idade para Começar a Escalar?

Segundo o site True Climbing, primeiramente, temos que reconhecer que a participação de crianças/adolescentes em diferentes atividades físicas é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos. Evidências demonstram que exercícios de força, resistência e flexibilidade promovem benefícios na composição corporal, colesterol, pressão sanguínea, açúcar no sangue, habilidades motoras, entre outros. Com base em pesquisas atuais, nossa sugestão é que crianças pré-puberdade participem de esportes que envolvam resistência, coordenação e flexibilidade. Após a puberdade, é recomendado que exercícios de força sejam realizados 2x por semana. Para crianças pequenas a escalada é lúdica, indicamos para cursos somente após a puberdade pela responsabilidade com procedimentos com segurança.

(Fonte: https://trueclimbing.com/2017/04/04/qual-a-melhor-idade-para-comecar-a-escalar/)

 

5 – Convívio Social

Além de trabalhar corpo e mente, a escalada proporciona experiências incríveis em grupo. Ao iniciarmos no esporte, faremos parte de uma comunidade sempre disposta a ajudar. Dificilmente você encontrará algum escalador mais experiente indisposto a trocar experiências. Além disso, viagens a lugares incríveis são rotina para toda a comunidade. (fonte: https://trueclimbing.com/2017/03/28/5-beneficios-da-escalada/)

Aproveite todo este potencial e invista em qualidade de vida, realizando nossas atividades com assessoria de profissionais experientes e qualificados, garantindo toda a segurança necessária e qualidade ao seu dispor. Teremos todo o cuidado e uma metodologia especial para que você utilize a escalda e o montanhismo como ferramenta de transformação para o emponderamento pessoal e coletivo.

Contato e maiores informações: 55 21 99222-8806 cel e whats app. Ou rapha@rapharaine.com.br

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